top of page

O QUE É SETEALÉM

Boa madrugada, cidadã e cidadão, boa madrugada, Alminha.

Tudo começou há 30 anos.

Outubro de 1994, Luciano Milici, estudante de publicidade na ESPM – campus Vila Mariana – passou pelo que chamam de “Incidente Setealém”, “Relato Prime” ou “Primeiro Contato”. Se você não conhece o relato do ônibus, recomenda-se que veja o vídeo abaixo ou qualquer podcast que Milici tenha participado ou que tenha como tema Setealém.

GRAFIA

O termo Setealém foi ouvido por Luciano Milici e, até hoje, não é possível dizer se a grafia correta é Setealém, Sete Além, Cetealém, 7Além, 7 Além ou Se7ealém.

O QUE É SETEALÉM?

Não se sabe o que é e nem se realmente existe. As únicas evidências são relatos contados por pessoas de diferentes idades, locais, classes sociais, gêneros e nível acadêmico.

As teorias mais difundidas são:

Setealém é um universo paralelo assustador: Setealém seria um outro mundo, um mundo terrível, decadente e povoado por criaturas estranhas.

Setealém é o umbral: ainda que haja relatos de visitantes que vão fisicamente para Setealém, muitos acreditam que o local seja espiritual. Estas pessoas baseiam-se em pontos comuns entre a dimensão espiritual umbralina e Setealém.

Setealém é o inferno: há quem defina Setealém como o verdadeiro inferno. Uma vez que as criaturas descritas sejam malignas e tenham aparência assustadora, alguns relatantes e fãs consideram Setealém como um dos círculos infernais.

Setealém é uma cidade perdida: existe a interessante teoria de que Setealém seja uma cidade itnerante, uma cidade intermitente que surge e desaparece, podendo ser acessada de qualquer lugar do mundo.

Setealém é o futuro do planeta: considerando relatos em que há edifícios e veículos muito parecidos com os da Terra, é possível afirmar que Setealém seja nosso planeta em alguns anos. Essa teoria é muito aceita entre os fãs e estudiosos de Setealém.

Setealém é uma versão da Terra que deu errado: uma sequência de decisões científicas, políticas e religiosas erradas somadas a desastres naturais e cósmicos teriam criado uma versão diferente do nosso planeta ao longo da história.

Setealém é sinônimo de medo e desconhecido: muitos acreditam que Setealém  seja mais que um lugar específico, mas o conceito de sobrenatural em si. Como um coletivo de locais e criaturas passadas, presentes e futuras, mágicas e tecnológicas, reais e imaginárias.

Setealém é uma criação de Luciano Milici: Setealém e toda a viralização nacional do tema seja fruto exclusivo da capacidade do escritor e profissional de marketing Luciano Milici em criar, propagar e manter o tema em alta.

Qual é a teoria que você mais acredita? Tem outra?

COMO IR PARA SETEALÉM?

O Canal Oficial de Setealém é o maior e mais completo canal sobre o tema, o único com relatos canônicos. É o canal que acaba sendo fonte (involuntária) de conteúdo para outros canais de Youtube e TikTok que copiam e derivam relatos sem a devida autorização.

A maioria dos relatos citam as mesmas formas de ir para Setealém ou, pelo menos, formas parecidas. Neste vídeo, é possível ver um compilado simples das maneiras mais populares de como ir para Setealém ou como acessar Setealém:

CRIATURAS DE SETEALÉM

À medida em que os relatos foram sendo divulgados, fãs começaram a notar padrões nas criaturas que surgiam nos relatos. Ainda que o vídeo abaixo liste alguns desses seres assustadores, nos comentários é possível ler o nome de muitos outros que já apareceram em relatos, o que possivelmente renderá outros vídeos.

Vale ressaltar que outros canais inventaram criaturas sem base em relatos, copiando a base de seres de RPG completamente sem sentido, referência ou criatividade.

Os relatos de Setealém também têm muitos outros pontos em comum, como os lapsos de tempo:

- Relatantes encontram em Setealém outras pessoas que dizem ter acabado de chegar, mas que afirmam estarem no ano 2030 ou 2002, por exemplo.

- Minutos em Setealém podem resultar em horas na Terra ou o contrário: o relatante passa uma semana em Setealém e quando retorna nota que se passaram horas ou minutos.

Por fim, é essencial entender que o tema Setealém engloba também:

- Falhas na Matrix

- Efeito Mandela

- Multiverso e Universos Paralelos

- Distopias e Utopias

- Fundação SCP

- Backrooms

- Lendas Urbanas

- Creepypastas

- Falsas Memórias

- Teorias da Conspiração

No canal oficial, você encontrará vídeos que alegam que os governos sempre souberam sobre Setealém. Da mesma maneira, há a teoria de que todos nós trocamos, a todo momento, de universo:

A conclusão que fica é que o mistério ainda é quem manda. Nada é conclusivo e o que vale é a diversão e os sustos, por isso, a gente trouxe o horror de volta.

Hoje, Luciano Milici coleciona mais de 8 mil relatos acumulados desde a época do Orkut, além de contos ficcionais sobre o tema, reportagens e estudos. Nesta década em que o tema multiverso está na moda, vídeos sobre Setealém têm cada vez mais acessos, por isso, Milici sempre diz:

“Fica comigo nesta madrugada, porque aqui o horror vai rolar e vai rolar direto, meu nome é Luciano Milici... nos vemos em Setealém!”

Um portal dimensional escrito O que é Setealém
Símbolo do Youtube com a palavra VÍDEOS
Um smiley caótico com o texto ALÉM DE SETEALÉM
Uma caveirinha de headphone e o texto Envie seu Relato
Uma claquete com o texto Produza com Setealém
Um carrinho de compras com a palavra Loja
Uma mão mágica com a palavra Contato
bottom of page